sábado, 8 de dezembro de 2012

UM NOVO APLICATIVO DA WEB 2.0 - O Tumblr.

Comecei a ver que os alunos na BE, além do Facebook,  estavam a usar uma ferramenta interativa cheia de fotos (algumas fabulosas) do tipo blog mas com potencialidades um pouco diferentes. Decidi investigar e descobri a nova coqueluche - o Tumblr.

Fica aqui a ainda não validada  referência na Wikipédia para poderem ver do que estou a falar 


Tumblr é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textosimagensvídeolinkscitaçõesáudio e "diálogos", a maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, estando em uma categoria intermediária entre o Wordpress ou Blogger e o Twitter. Os usuários são capazes de "seguir" outros usuários e ver seus posts em seu painel (dashboard). Também é possível "gostar" (favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs. O sistema de personalização enfatiza a facilidade de uso e permite que os usuários usem tags especiais do sistema para criar seus themes. (acedido em 8.12.2012)


http://pt.wikipedia.org/wiki/Tumblr    



E aqui fica mais um tutorial de uma ferramenta da Web 2.0, desta vez sobre o Tumblr.


Depois de explorar um pouco as potencialidades do Tumblr. pareceu-me muito interessante para desenvolver o trabalho de escrita colaborativa entre os alunos de uma mesma turma ou ligados por um tema  de interesse comum.  Tem ainda na minha perspetiva uma  outra vantagem que é a de podermos agregar os posts/blogs por temas e não por ordem cronológica como acontece nos blogs ditos tradicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário