sábado, 8 de dezembro de 2012

A BE e A AVALIAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS - UM COMENTÁRIO

Decidi apresentar o texto integral do documento coordenado por José Luis Ramos em articulação com o texto orientador da sessão 5 por me parecerem extremamente pertinentes as pistas sugeridas nos dois documentos para a avaliação dos recursos educativos digitais - RED - pelas BE's. Estas são as principais ideias orientadoras que a leitura destes textos me sugeriu.
  1. O crescimento exponencial dos RED tem implicação nomeadamente ao nível das dificuldades acrescidas que surgem no âmbito da selecção da informação (especialmente por parte dos alunos) principalmente por falta de domínio de critérios válidos (e explícitos) para a sua avaliação; 
  2. Será esse o papel da BE - disponibilizar aos utilizadores um conjunto de RED seleccionados cuidadosamente em função de critérios de qualidade que evidenciem claramente para o público escolar a sua mais valia para o processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente ao nível da sua adequação às áreas curriculares e à faixa etária dos alunos;  
  3. Para esse trabalho a BE deverá socorrer-se dos marcadores sociais e dos RED das bibliotecas digitais já existentes, um processo que envolverá uma equipa multidisciplinar, um plano consistente de avaliação dos RED na óptica do utilizador, a divulgação sistemática dos recursos em permanente renovação/criação, além de um programa de formação dos utilizadores na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida.
  4. Ambos os documentos sugerem pistas pertinentes para as dimensões/critérios de avaliação dos RED por parte das BE.  Elencam-se as seguintes - técnicos, de conteúdo, linguísticos, pedagógicos, no âmbito das atitude e valores; em paralelo,  José Luís Ramos sugere, além da avaliação em 3 níveis (mecânico; criativo e design) um plano de avaliação em contexto que pressupõe o desenvolvimento de um trabalho sistemático, por parte da BE,  no âmbito da formação de utilizadores para a aquisição das competências da pesquisa avançada.
  5. Finalmente,o documento da equipa SACAUSEF propõe o envolvimento das associações profissionais na avaliação e  validação dos repositórios dos RED em articulação com os repositórios europeus.
Avaliacao_e_Qualidade_de_Recursos_Educativos_Digitais_CadernosSACAUSEF_V_Jose_Luis_Ramos

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