sábado, 1 de dezembro de 2012

A PROPÓSITO DO RELATÓRIO DA UE SOBRE LITERACIA NA EUROPA

Os níveis de literacia na Europa da UE estão em queda e é preciso inverter essa tendência - é esta a principal conclusão do relatório de peritos da UE sobre Literacia.  De facto, ao contrário do que seria expectável, 1 em cada 5 jovens de 15 anos  e mais de 75 milhões de adultos não adquiriram as competências básicas de leitura e de escrita o que se repercute na obtenção de emprego, na pobreza e na exclusão social, condicionando igualmente o desenvolvimento económico dos estados. 
Assim, promover a literacia é essencial para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e para garantir vantagens económicas, inovação, crescimento, desenvolvimento, coesão e igualdade entre os cidadãos e os países - Act Now! é o desafio que se coloca aos governos e aos estados da UE sem distinção uma vez que este é um problema transversal a todos eles.

Este Relatório salienta ainda os (pre)conceitos mais comuns sobre literacia mas que  são desmentidos pelos factos:
  • os problemas de literacia são exclusivos dos países em desenvolvimento;
  • são os migrantes que revelam maiores problemas de literacia;
  • às escolas compete, em exclusivo, promover a literacia da leitura e da escrita;
  • os pais/família deixam de ter, após o ensino primário, influência significativa no desenvolvimento da literacia dos seus filhos;
  • após o ensino primário já nada pode ser feito para colmatar as lacunas de literacia nas crianças.
O Relatório termina com um conjunto de recomendações do grupo de peritos entre as quais saliento:
  • criar ambientes mais alfabetizados, na família, na escola, na BE, (...)
  • aumentar o nível de ensino da(s) literacia(s) nomeadamente no que à leitura e  à escrita se refere, apostando na formação dos professores e na diversificação dos recursos postos à disposição dos leitores, sem excluir nenhum nem qualquer tipo de suporte;
  • apostar na formação dos professores assumindo-se que cada docente é um ""professor de literacia".
O Relatório termina apresentando diferentes estratégias de promoção de literacia para as diferentes faixas etárias.

A ler, dar a ler e a refletir sem falta!
 
Para ler o relatório em versão portuguesa 

http://ec.europa.eu/education/literacy/what-eu/high-level-group/documents/executive-summary_pt.pdf




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