Os níveis de literacia na Europa da UE estão em queda e é preciso inverter essa tendência - é esta a principal conclusão do relatório de peritos da UE sobre Literacia. De facto, ao contrário do que seria expectável, 1 em cada 5 jovens de 15 anos e mais de 75 milhões de adultos não adquiriram as competências básicas de leitura e de escrita o que se repercute na obtenção de emprego, na pobreza e na exclusão social, condicionando igualmente o desenvolvimento económico dos estados.
Assim, promover a literacia é essencial para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e para garantir vantagens económicas, inovação, crescimento, desenvolvimento, coesão e igualdade entre os cidadãos e os países - Act Now! é o desafio que se coloca aos governos e aos estados da UE sem distinção uma vez que este é um problema transversal a todos eles.
Este Relatório salienta ainda os (pre)conceitos mais comuns sobre literacia mas que são desmentidos pelos factos:
- os problemas de literacia são exclusivos dos países em desenvolvimento;
- são os migrantes que revelam maiores problemas de literacia;
- às escolas compete, em exclusivo, promover a literacia da leitura e da escrita;
- os pais/família deixam de ter, após o ensino primário, influência significativa no desenvolvimento da literacia dos seus filhos;
- após o ensino primário já nada pode ser feito para colmatar as lacunas de literacia nas crianças.
O Relatório termina com um conjunto de recomendações do grupo de peritos entre as quais saliento:
- criar ambientes mais alfabetizados, na família, na escola, na BE, (...)
- aumentar o nível de ensino da(s) literacia(s) nomeadamente no que à leitura e à escrita se refere, apostando na formação dos professores e na diversificação dos recursos postos à disposição dos leitores, sem excluir nenhum nem qualquer tipo de suporte;
- apostar na formação dos professores assumindo-se que cada docente é um ""professor de literacia".
O Relatório termina apresentando diferentes estratégias de promoção de literacia para as diferentes faixas etárias.
A ler, dar a ler e a refletir sem falta!
http://ec.europa.eu/education/literacy/what-eu/high-level-group/documents/executive-summary_pt.pdf
Para ler o relatório em versão portuguesa
http://ec.europa.eu/education/literacy/what-eu/high-level-group/documents/executive-summary_pt.pdf
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