segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

BALANÇO DO TRABALHO REALIZADO

Este é mesmo o meu derradeiro post!

Passadas estas semanas alucinantes de formação em que me senti encharcada de informação que não consegui ainda, nem digerir, nem aplicar ao meu trabalho de PB, deixo aqui o meu balanço:

1. Pontos positivos

  • A qualidade e a quantidade da informação veiculada pelos formadores - apesar do que afirmei no parágrafo anterior disponho (dispomos todos) agora de um manancial de informação que nos vai ser muito importante e interessante ir trabalhando - e uso o gerúndio precisamente porque (tal como eu costumava dizer na minha adolescência vivida no Alentejo) - "isto não é para se fazer, é para se ir fazendo!"
  • A abertura de perspectivas de trabalho para o PB foi outros dos aspetos que considerei muito importante - depois desta ação, a minha BE não mais poderá manter determinados "tiques" de funcionamento obsoletos - abriu-se à minha frente um universo de recursos que urge partilhar com os utilizadores e, principalmente, com os professores, independentemente da obsolescência dos recursos informáticos de que a BE da minha escola continua a dispor.
  • Não estou sozinha! - esta ação mostrou-me isso nos fóruns de partilha, na possibilidade de esclarecer as minhas dúvidas através da plataforma, nas explicações e comentários que fui recebendo dos meus pares e, principalmente, dos formadores.  Saio desta ação mais confiante, mais tranquila (tenho menos receio de experimentar, de estragar  o trabalho que vou fazendo em suporte digital)  e, portanto, mais segura das minhas capacidades e competências.
  • A consciência de que tudo leva o seu tempo e de que o treino é essencial - depois desta maratona (em que muito desperdicei e não consegui digerir por falta de tempo e até de organização) concluo que é imprescindível não parar, dar uso às ferramentas e aplicativos que mais se adequam ao trabalho que pretendo desenvolver na BE, ganhando assim proficiência e desenvoltura - começar a ser mais parecida com os nativos digitais e a afastar-me mais do paradigma dos emigrantes digitais.
  • Definir prioridades - ter consciência de que não vou conseguir nunca ter uma biblioteca como a da Joyce Valenza em Springfield (nem serei nunca sequer uma Joyce Valenza!) mas que não sou por outro lado uma super PB que (sem equipa de BE) apenas vai conseguir fazer o essencial e o prioritário - e que para isso terei que definir cuidadosamente as prioridades.
  • Este blog irá ficar para minha consulta - depois de avaliado vou torná-lo privado e vai começar a funcionar como o meu caderno de apontamentos da Web 2.0 em que procurarei expandir os conteúdos e a informação que sobre este assunto for coligindo.
2. Pontos menos bons
  • O tempo que nos foi concedido para a execução das tarefas - houve alturas em que quase desesperei - ver o meu post anterior.
  • As sessões presenciais e as síncronas estiveram aquém dos objetivos - as razões são conhecidas.

E finalmente: 




Sinto-me feliz por ter acabado esta formação mas sei que vai ser só um

"até já!"


Obrigada a todos!

Teresa Ferreira


31 dezembro 2012


Sem comentários:

Enviar um comentário