terça-feira, 20 de novembro de 2012

MUDANDO PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO - UM COMENTÁRIO

Ideias orientadoras:
  • O mundo da educação está em transformação e é questionado por vários sectores mas, principalmente, pelos alunos nativos da era digital e da globalização que não reconhecem interesse na escola tradicional que consideram de chata e pouco estimulante.  
  • De facto, esta é uma escola plasmada no modelo iluminista e herdeira da revolução industrial que valoriza os conhecimentos académicos  e o modelo de inteligência a ele inerente (dedutivo) e relega para o mundo da "inadaptação"   todos os alunos que não se enquadram nesse modelo de escola - e são milhões no mundo atual - os quais são rotulados e medicados porque padecem do chamado transtorno do défice de atenção.
  • O que acontece com estas crianças é que, imersas no mundo digital desde os primeiros anos de vida, mundo esse muito absorvente, apelativo e diversificado, reagem negativamente à escola baseada no modelo tradicional de ensino, pelo que se apresentam como  problemáticas e desajustadas questão que tem sido resolvida à custa de toneladas de medicação em especial a ritalina.  
  • Continuar a medicar estas crianças, aparentemente inadaptadas, significa anestesiá-las e, consequentemente, privá-las de viverem intensamente vertentes/experiências de conhecimento que exigem simultaneamente a inteligência e a emoção.
  • Quais são então, para o autor, as alternativas possíveis?

  1. Manter em vigor o sistema educativo tradicional em que a escola é como a fábrica do séc. XIX - com toques, compartimentação de disciplinas, estandardização e padronização dos alunos.
  2. Ou, em contrapartida, mudar o paradigma, e criar escolas em que se atende às capacidades individuais dos alunos e ao pensamento divergente.
  • O autor conclui a sua apresentação explicitando a sua opção pela necessidade de as escolas mudarem definitivamente de paradigma - apostar no ensino colaborativo que favorece o trabalho de pares e os grupos de trabalho, referindo que a escola colaborativa é a que melhor promove o crescimento reagindo à atomização da escola tradicional;
  • Concluindo - é preciso mudar os habitats e a cultura das nossas escolas.  


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